Para programas da qualidade


Diretrizes e técnicas para gestão de treinamento

Objetivos: Apresentar as diretrizes para as atividades de treinamento na empresa baseado na norma NBR 10015 (Gestão da Qualidade – Diretrizes para Treinamento). Orientar os profissionais das áreas de recursos humanos na identificação de necessidades de treinamentos, no planejamento das atividades, na elaboração de programas de treinamento, nas técnicas para execução dos treinamentos e para avaliação da eficácia. Preparar os participantes a atuar como instrutores ou multiplicadores, capacitando-os a repassar conhecimentos para as demais pessoas, motivando-as a conseguir os resultados desejados.

 

Conteúdos abordados:

  • Introdução
  • Conceitos (de acordo com a NBR ISO 10015).
  • O Processo de treinamento: Diretrizes
  • Definição das necessidades de treinamento (para sistemas de gestão da qualidade, ambiental e segurança);
  • Projeto e Planejamento de Treinamentos;
  • Especificação de um Programa de Treinamento;
  • Execução dos treinamentos:
    • Tipos de Treinamento.
    • Preparação do Treinamento:
      • Pesquisa e preparação do assunto;
      • Preparação dos recursos necessários (Apostilas, apresentações, dinâmicas, etc.)
      • Infraestrutura ( preparação do Local, equipamentos, etc.)
    • Realização do Treinamento:
      • Motivação dos participantes;
      • Apresentação da atividade;
      • Execução da Atividade pelos participantes;
      • Acompanhamento do progresso dos participantes.
    • Situações Especiais de Treinamento.
    • Motivação dos aprendizes.
  • Necessidades fundamentais do Instrutor/Coordenador
  • Apresentação  e postura do Instrutor/Coordenador
  • Avaliação da qualidade dos treinamentos
  • Validação do processo de treinamento (eficácia)
  • Dinâmicas

Público alvo: Todos os profissionais responsáveis pelo gerenciamento das atividades de treinamento das empresas, profissionais interessados em conhecer as diretrizes para gestão e as técnicas para realização dos treinamentos em si. Profissionais que atuam como instrutores ou multiplicadores em suas empresas, repassando conhecimentos e informações aos demais colaboradores. Coordenadores de áreas da empresa, coordenadores das áreas de treinamento, consultores, professores, palestrantes, etc. 


Ministrante(s):

» Simone N. Raizer



Veja mais:Para programas da qualidade

» Aplicação do SASSMAQ
» Atualização da ISO 9001:2015 e ferramentas para coordenadores de SGQ
» Auditor Interno da Qualidade ISO 9001:2015
» Diretrizes e técnicas para gestão de treinamento
» Ferramentas da qualidade & MASP
» Formação de Instrutores e Multiplicadores
» Gestão de Não Conformidades & Análise de Riscos
» Gestão de Processos & Planejamento Estratégico
» GESTÃO DE RISCOS APLICADA A NBR ISO 9001:2015
» Implantação das mudanças na NBR ISO 9001:2015
» Implantação do Programa 5S's - housekeeping
» Interpretação da ISO 9001:2015 e formação de auditor interno
» INTERPRETAÇÃO DA NBR ISO 22000:2006 SEGURANÇA DE ALIMENTOS
» Interpretação dos Requisitos do Referencial Normativo SiAC Nível A 2018 (PBQP-H)
» Interpretação e implementação dos requisitos: NBR ISO 9001:2015
» MASP (Métodos de Análise e Solução de Problemas)
» Normalização dos processos da qualidade
» Programa 10S's: responsabilidade social e cidadania
» Programa 8'S - Behaviour-keeping



Fechar      Imprimir