Para funções administrativas


Formação de Prepostos

Objetivos: Prepara profissionais das empresas para atuar como Prepostos (representantes) perante a Justiça do Trabalho, na Ação Trabalhista, fornecendo para os mesmos as ferramentas para o bom desempenho desta missão. Com este treinamento o Preposto estará preparado para minimizar as perdas nas demandas judiciais. Apresenta aos profissionais as recentes alterações na legislação trabalhista e capacita-os para a criação de mecanismos de prevenção de conflitos trabalhistas.


Público-alvo: Destina-se a profissionais das áreas de Administração de Pessoal, Recursos Humanos, Administração em geral e financeira, Prepostos (principalmente), contadores, empresários, advogados, estudantes universitários destas áreas (acadêmicos ou estagiários) e demais pessoas interessadas.


Benefícios obtidos em participar do curso:

  • Despertar a consciência de que é melhor prevenir do que indenizar;
    Conhecer e controlar os custos decorrentes das ações trabalhistas;
  • Conscientização e treinamento dos gestores, considerando o custo das reclamações trabalhistas;
    Criar projetos e programas voltados para a prática da prevenção;
  • Buscar a diminuição do passivo trabalhista;
  • Identificação dos resultados positivos alcançados, em numero de ações e valores envolvidos.

Programa do curso:

  • 1 - Definição e identificação do preposto do empregador:
    • Discussão da Legislação envolvida: consolidação das leis do trabalho, código civil, jurisprudências e súmulas do Tribunal Superior do Trabalho;
    • A elaboração da "carta de preposição";
    • Direitos e deveres do preposto;
    • Política de acordos previamente definida;
    • Sinergia entre as áreas: jurídico, RH e área envolvida;
    • Função do Preposto
  • 2 - Os passos do preposto na reclamação trabalhista
    • Agenda de audiências;
    • Petição inicial
    • Notificação
    • Preparo do relatório (dossiê)
    • Valores das ações previamente calculadas, contato com o setor de controladoria e orçamentário da empresa, quanto a abertura de provisão da ação trabalhista
    • Coleta de provas: documentos, testemunhas e perícia;
    • Adiamento da audiência: a carta convite para as testemunhas;
    • A alegação da prescrição quanto aos créditos trabalhistas.
  • 3 - Cuidados pessoais e postura profissional do Preposto quanto a:
    • Apresentação e postura
    • Forma de responder ao Juiz
    • As justificativas nas ausências    
  • 4 - A prevenção dos conflitos trabalhistas
    • A criação de banco de dados com os títulos mais condenados e a identificação dos possíveis conflitos;
    • A avaliação das condições de trabalho e a criação de mecanismos de prevenção;
    • Adicionais de insalubridade, periculosidade, acidentes do trabalho e as doenças ocupacionais;
    • As medidas preventivas quanto ao dano moral, assédio sexual, moral e o uso indevido dos equipamentos de informática;
    • A atuação fiscalizadora do empregador, com referência ao uso dos EPI's;
    • A criação de grupos de prevenção de conflitos: discussão de experiências já realizadas.
    • Terceirização e o vínculo de emprego;
    • Jornada de trabalho: horas extras, intervalo para refeição;
    • Descontos indevidos;
    • O desconhecimento dos acordos e convenções coletivas
    • Cumprimento da legislação trabalhista
    • Pagamento correto das verbas devidas
    • Técnicas de geração e arquivamento de documentos
  • 5 - Conhecendo o Processo Trabalhista
    • Distribuição da Ação
    • Procedimentos Sumaríssimo e Ordinário
    • Audiência Una, Inicial, Instrução e Julgamento
    • Petição Inicial
    • Contestação
    • Depoimentos das Partes
    • Julgamento (Sentença/  Recursos / Execução da Sentença (Liquidação da Sentença)




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