Custos da Má Qualidade
Objetivos: Analisar as aplicações / técnicas existentes para os processos atuais, a funcionalidade do gerenciamento e manutenção das atividades relativas aos controles de qualidade e demonstrar sistematicamente a realização destes controles, conceitos, teorias e práticas relativos à Gestão do Controle da Qualidade
Público alvo: encarregados, supervisores, líderes de equipes (células de trabalho), gerentes industriais responsáveis pelo planejamento e controle da qualidade na empresa, inspetores da qualidade, conferentes de mercadorias (recebimento, produto acabado e sub-produtos), e todo aquele que atua na área de inspeção da qualidade de processos de produção.
Programa:
- Conceitos e definições sobre Qualidade
- Conceitos – como definir os custos da má qualidade
- Tipos de controle da qualidade
- Administração do departamento de garantia da qualidade
- As ferramentas da qualidade: brainstorming, diagrama de causa e efeito, fluxo do processo, matriz de decisão, FMEA, CEP, diagrama de blocos, lista de verificação simples, PDCA
- Sistemática de mensuração da qualidade
- Processos de mensuração de custos da má qualidade, por departamento e processo - estudo de casos
- Analise das tendências dos custos da má qualidade
- Categorias classificação dos custos da má qualidade:
o Custos de prevenção
o Custos da avaliação
o Custos relacionados a falhas internas
o Custos relacionados a falhas externas
o Custos evitáveis e não evitáveis
- Dimensões da qualidade – desempenho, características, confiabilidade, conformidade, durabilidade e qualidade percebida
- Como elaborar uma planilha de prevenção dos custos da má qualidade Ministrante(s): » Claudenor R. Fortunato
Veja mais:Para funções operacionais
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