Para programas da qualidade


Gestão de Não Conformidades & Análise de Riscos

Justificativa: Não conformidades acontecem em todas as organizações. A maneira como elas são tratadas e a implementação de ações corretivas que evitem sua repetição é que diferencia as organizações de sucesso das não tão bem sucedidas. Um processo de ação corretiva eficaz contribui para a melhoria do desempenho das organizações

Objetivos:  Este workshop tem por objetivo esclarecer dúvidas dos participantes sobre a tratativa de não-conformidades, reclamações e a implantação de ações corretivas,  capacitando-os na implementação dos processos de tratamento das não-conformidades e reclamações (ação no efeito) e de ação corretiva (ação nas causas), com o objetivo de melhorar o desempenho da organização.

Conteúdos abordados:          

1. Definições e conceitos básicos

1.1 Conformidade e Não-conformidade

1.2 Não-conformidade x reclamação

1.3 Ação no efeito x ação na causa

1.4 Ações para tratar o produto não conforme (reparo, retrabalho, concessão, permissão de desvio, etc.)

1.5 Causa Raiz

1.6 Ação Corretiva

2. Requisitos das normas associados a tratamento de não conformidade e ação corretiva

2.1. SiAC Nível A e ISO 9001:2008 itens 8.3 e 8.5.2

2.2. ISO 9001:2015 e 14001:2015  itens 8.7 e 10.2

3. Tratamento da não conformidade

3.1 Detectar a não-conformidade

3,2 Identificar o produto não conforme (se existir)

3.3 Segregar o produto não conforme (se praticável)

3.4 Documentar a não-conformidade (exemplo de relatórios)

3.5 Analisar a não-conformidade (gravidade, severidade, urgência, etc.)

3.6 Definir as ações imediatas (correção ou disposição, contenção) a implementar

3.7 Acompanhar a implementação das ações imediatas

3.8 Avaliar a solução dada à não-conformidade

3.9 Estudo de casos

4. Ação Corretiva

4.1 Definição de critérios para abertura de ação corretiva

4.2 Documentar a não-conformidade (exemplo de relatórios)

4.3 Identificação da causa raiz

4.4 Ferramentas aplicáveis (Brainstorning, Diagrama de causa e efeito, Folha de verificação, etc.)

4.5 Critérios para definição das ações corretivas

4.8 Acompanhamento da implementação e eficácia das ações corretivas

5.  Análise e gestão de riscos, e quais as principais e mais eficazes ferramentas para atender a este requisito.

Público alvoTodos os profissionais interessados em conhecer os conceitos de não-conformidade e ação corretiva e metodologias de implementação das mesmas. Coordenadores de áreas da empresa envolvidos com o Sistema de Gestão da Qualidade,  Diretores, Técnicos, Engenheiros, auditores internos, gerentes, consultores, Coordenadores de sistemas da qualidade, etc. 


Ministrante(s):

» Simone N. Raizer



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