Gestão de carregamento - foco na lei da balança
Objetivos: Capacitar os profissionais sobre a legislação brasileira e as medidas preventivas e corretivas para reduzir as multas por excesso de carga nos caminhões. Em suas operações de transporte dentro das especificações da lei da balança
Público-alvo: Podem participar os responsáveis de todas as áreas da empresa, com destaque para encarregados de transporte e tráfego, encarregados de frota, pessoal de logística e de vendas.
Conteúdo programático:
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Competência e amparo legal para fiscalizar peso e dimensões;
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Meios de aferição (balança fixa ou móvel ou através do documento fiscal);
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Objetivos das limitações de peso;
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Legislação pertinente;
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A Lei do Descanso (12.619) e os impactos no dimensionamento da frota;
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Penalidades e Medidas Administrativas;
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Valores de excesso de peso;
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Conceitos; pesos e capacidades indicadas; pesos e capacidades autorizados (técnico e legal);
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Tara, Lotação PBT, PBTC e CMT;
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Fatores que interferem no dimensionamento: Peso Bruto Total, Peso Bruto Técnico, Peso Bruto Total Combinado, CMT, tara dos equipamentos, O cálculo da capacidade de carga;
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Configurações de veículos e eixos (combinações de veículos, Bi-Trem, etc.);
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As Dimensões Máximas Permitidas: Altura; Largura; Comprimento; Balanço dianteiro e traseiro;
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Os Limites Máximos de Peso Permitidos Por eixo, Por conjunto de eixo, Peso Bruto Total, A relação potência/peso, a relação PBTC/CMT, tara e lotação, Como é a identificação da tara e lotação dos veículos, As Configurações homologadas;
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A tolerância no PBT e no Peso Por Eixos para caminhões e carretas;
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Medidas Corretivas e Preventivas – Inventário da Frota + Plano de Carga;
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Os erros no carregamento, o movimento da carga, os erros dos motoristas e os problemas nos caminhões e carretas que também causam excesso de peso;
Ministrante(s): » Claudenor R. Fortunato
Veja mais:Para funções operacionais
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