SASSMAQ 3ª ed. 2014


Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade

O Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade - SASSMAQ foi oficialmente adotado pela ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) em maio de 2001, sendo marca registrada no Brasil por esta associação, por iniciativa dos membros da Comissão de Transporte e Distribuição. Em 2005, foi feita uma revisão que passa a valer a partir de 2006. 

A nova versão do SASSMAQ (3ª edição) foi aprovada no final de 2014 pela ABIQUIM.

Houve grandes mudanças dos requisitos relacionados a indicadores, objetivos e metas do SASSMAQ 3ª edição de 2014. Nesta revisão, o Grupo de Trabalho da ABIQUIM teve como objetivo:

  • Manutenção do funcionamento do Sistema de Gestão pela transportadora ao longo do tempo;
  • Fornecimento de indicadores que permitam à liderança da transportadora acompanhar o desempenho operacional, de segurança, meio ambiente e qualidade, tanto da transportadora quanto de seus contratados;
  • Evitar visão pontual do Sistema de Gestão (exclusiva durante a auditoria);
  • Fornecimento de dados para o auditor, durante a avaliação do SASSMAQ, verificar a implementação, manutenção e a eficácia do Sistema de Gestão ao longo dos últimos meses.

O objetivo principal do SASSMAQ é a redução progressiva e contínua dos riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição, de forma que, cada vez mais, as empresas de logística atendam aos padrões técnicos desejados pela indústria química.

Aplica-se a todos os prestadores de serviços na área de logística que envolvam produtos químicos e petroquímicos, perigosos e não perigosos. Seu objetivo é oferecer informações rápidas e precisas e tornar assim mais ágil o processo de qualificação e contratação dos mesmos.

Como algumas empresas oferecem um leque diversificado de serviços, o Sistema de Avaliação foi dividido em módulos para dar mais agilidade ao processo. As avaliações são dirigidas, por enquanto, exclusivamente aos serviços de transporte rodoviário de cargas. E estendidas, mais tarde, a outros modais e a outros serviços de logística.

Apesar de voluntário, o Sistema de Avaliação pressupõe o envolvimento e a participação de quatro grupos de empresas: a Abiquim, os organismos de certificação, as empresas prestadoras de serviço de logística e as indústrias químicas.







Fechar      Imprimir