Este programa tem como característica principal buscar a mudança de comportamento e a maneira de pensar das pessoas para obter a melhoria contínua de suas vidas, tanto em casa quanto no ambiente de trabalho. Além disso, dá ênfase ao desenvolvimento da educação, da qualificação profissional, de treinamento e da capacidade intelectual dos colaboradores. A denominação 10S é dada devido às atividades seqüenciais e cíclicas iniciadas pela letra “S”, quando nomeadas em japonês.
A seguir, a significação dos dois “S” acrescentados ao Programa:
SHISEI RINRI - Senso dos Princípios Morais e Éticos
Ser ético é, além de outros fatores, ser capaz de voltar esforços de gestão para objetivos mais nobres, como o de aumentar a produtividade, a eficiência e a qualidade de um produto ou serviço. A empresa deve definir padrões de conduta para seus empregados, criando compromisso dos mesmos com suas atitudes e comportamento. Cada empregado tem que saber avaliar o que pode ou não fazer no exercício da sua função, procurando sempre ser leal com os clientes e com a própria empresa.
SEKININ SHAKAI - Senso de Responsabilidade Social
Compromisso que a organização e as pessoas que dela fazem parte devem ter para com a sociedade. Toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. O 10º Senso tem a finalidade de disseminar na organização a importância da prática da Responsabilidade Social, não só como obrigação da empresa em desenvolver ações sociais, mas incentivar e motivar seus próprios empregados para a realização de trabalhos voluntários para atender às carências da sociedade. As práticas de Responsabilidade Social vão além dos pagamentos de impostos, tributos e cumprimento da legislação trabalhista e ambiental.