Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança
A OHSAS - Occupational Health and Safety Assessment Series, ou Série de Avaliação de Saúde e Segurança, é uma norma que serve de base para a avaliação e certificação do sistema de getão de saúde e segurança das empresas.
Esta norma é aplicável a qualquer organização que desejar:
-
estabelecer um sistema de gestão em saúde e segurança para eliminar ou reduzir os riscos aos quais empregados e outras partes interessadas possam estar expostos em suas atividades;
-
implementar, manter e melhorar continuamente o sistema de gestão em saúde e segurança;
-
certificar-se de que está em conformidade com sua política de saúde e segurança;
-
demonstrar a referida conformidade a terceiros;
-
buscar a certificação de seu sistema de gestão de saúde e segurança conferida por uma organização externa; ou
-
declarar estar em conformidade com esta especificação OHSAS.
Todos os requisitos da especificação OHSAS devem ser incorporados em um sistema de gestão de saúde e segurança. A abrangência da aplicação dependerá de fatores tais como a política de saúde e segurança da organização, a natureza de suas atividades, bem como os riscos e complexidade de suas operações.
A especificação OHSAS trata da questão da saúde e segurança, mais do que da segurança dos produtos e serviços.
A Organização Internacional de Normalização (ISO) está em processo de revisão da OHSAS 18001:2007 que trata dos sistemas de gestão de saúde e segurança do trabalho atualmente
Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os acidentes de trabalho no mundo são alarmantes. A partir deles, emerge a necessidade urgente de mudanças na condução dos Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST) não só das suas práticas, mas de seu gerenciamento.
É conhecido que os SGSST visam a antecipação, a identificação, a avaliação e o controle de riscos com origem no local de trabalho e isso têm sido feito continuamente, entretanto os dados dizem que algo não está funcionando bem.
No intuito de compreender este tema de suma importância buscou-se através da literatura conhecida, em livros, sites, artigos, periódicos e entrevistas um arcabouço sobre a nova ISO 45001:2017 e suas contribuições, com vistas às mudanças potenciais sobre os SGSST.
O objetivo é desenvolver uma norma ISO compatível com as demais já existentes numa estrutura que permita a integração da gestão e dos resultados em saúde e segurança do trabalho.
|