Objetivos: Preparar os profissionais para a utilização do MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) e de ferramentas da qualidade para a identificação e solução de problemas, objetivando a melhoria contínua de produtos e processos da empresa. Orientar sobre o uso de ferramentas da qualidade para atendimento do item referente à melhoria contínua da NBR ISO 9001:2000.
Conteúdo programático:
-
Introdução
-
Melhoria Contínua (ISO 9001/2000)
-
Ferramentas da Qualidade: Conceitos
-
Trabalho em equipe
-
Reuniões
-
Brainstorming
-
Diagrama de Causa e Efeito (Diagrama de Hishikawa)
-
Folha de Verificação
-
Estratificação ou Traços de Semelhança
-
Gráfico de Pareto
-
Gráficos (linhas, barras, setores,...)
-
PDCA
-
Planos de Ação
-
Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica
Público alvo: Todos os profissionais interessados na busca de ferramentas para a melhoria da produtividade e qualidade de produtos e processos. Gerentes, coordenadores de áreas, engenheiros, analistas, profissionais que atuam em áreas da qualidade ou melhoria de processos, profissionais de áreas de desenvolvimento de produtos, entre outros.
Perfil profissional de conclusão: O profissional deverá apresentar, ao final do curso, as seguintes competências: conhecimento e capacidade de aplicação das ferramentas da qualidade para melhoria contínua dos processos da empresa.