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  OBJETIVO E CONTEÚDO DO CURSO IMPRIMIR  

Para funções administrativas


Gestão de Terceiros

Objetivos deste curso:

  • Apresentar as formas de uma terceirização correta e minimizar riscos de ações trabalhistas movidas pelos prestadores de serviços terceirizados.
  • Proporcionar aos participantes o conhecimento da legislação trabalhista e previdenciária relativa às empresas tomadoras e prestadoras de serviços.
  • Entender as diferenças entre a terceirização lícita e a ilícita e reduzir os riscos existentes no processo de contratação de mão-de-obra terceirizada.
  • Conhecer as responsabilidades civil e penal das empresas contraentes.

Conteúdos abordados:

  1. Terceirização
    • Conceito: O que é terceirizar
    • O que se entende como atividade-meio e atividade-fim
    • Caracterização
    • Formas de terceirização
  2. Terceirização legal e ilegal, lícita e ilícita
    • Situações: tipo de terceirização lícita
    • Terceirização de Serviços / Terceirização de Mão-de-Obra
    • Formas Legais de Terceirização: Contrato Temporário / Vigilantes / E.TST 331 – Abrangência
    • Legalidade de Terceirização nas Empresas Públicas: Licitação / Responsabilidade do Licitante
    • Distinção entre Terceirização e contratos por prazo determinado – Atos ilícitos
    • Cessão e Empreitada de Mão-de-Obra – Distinções – Legalidade na aplicação
    • Ausência de pessoalidade e subordinação diretas
    • Terceirização ilícita: contratações condenáveis
    • Terceirização nas Cooperativas – Fraude à Lei – Descaracterização
  3. Efeitos jurídicos da terceirização
    • Responsabilidade sobre a mão-de-obra terceirizada
    • Vínculo de emprego com o tomador de serviços
    • Equiparação salarial
  4. Monitoramento dos contratos de prestação de serviços
    • Postura preventiva do tomador de serviços
    • Contrato de prestação de serviços
    • Contrato de Trabalho – Diferenças entre contrato por prazo determinado (experiência, estagiário, temporário, menor aprendiz) e terceirização de serviços
    • Manutenção do contrato de prestação de serviços
  5. Acidente do trabalho e doença profissional
    • Conceito de acidente do trabalho
    • Abrangência da proteção acidentária
    • Prestações acidentárias
    • Responsabilidade civil e penal do empregador e de terceiros
  6. Fiscalização previdenciária e trabalhista
    • Procedimentos fiscais
    • Retenção de INSS feito pela tomadora de serviços - Pessoa Jurídica
    • Geração de vínculo empregatício e/ou de responsabilidade
    • Como evitar riscos - documentação a ser apresentada
    • Prazo de guarda da documentação
    • Verificação do recolhimento dos encargos no decorrer do contrato – rotinas na administração de terceiros.





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