Objetivos: Preparar os profissionais para a utilização das ferramentas da qualidade para a identificação e solução de problemas, objetivando a melhoria contínua de produtos e processos da empresa. Repassar os conceitos de Produto Não-conforme, ação corretiva, ação preventiva e melhoria contínua.
Conteúdo programático:
Introdução
Conceitos: Produto não-conforme, causa raiz, ação corretiva, ação preventiva, Melhoria Contínua e PDCA
Ferramentas da Qualidade
Fluxograma de Processo
Brainstorming
Diagrama de Causa e Efeito (Diagrama de Hishikawa)
Folhas de Verificação Estratificação ou Traços de Semelhança
Gráfico de Pareto Gráficos (linhas, barras, setores,...)
5W2H - Planos de Ação
Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica
MASP - Métodos de Análise e Solução de Problemas
Atividades Práticas em cada uma das ferramentas
Desenvolvimento de Projeto de Melhoria com problemas reais da empresa.
Público alvo:Todos os profissionais interessados na busca de ferramentas para a melhoria da produtividade e qualidade de produtos e processos. Gerentes, coordenadores de áreas, engenheiros, analistas, profissionais que atuam em áreas da qualidade ou melhoria de processos, profissionais de áreas de desenvolvimento de produtos, entre outros.